quarta-feira, 16 de março de 2011

Dicas da PM de Oeiras para que você aumente os seus cuidados e evite o roubo de sua moto

Ilustração: motosbrasil.net
Moto estacionada por longo período:

Geralmente tem um “flanelinha” "cuidando" das motos que ficam estacionadas. Na maioria das vezes, é justamente ele que sabe o tempo que você fica afastado da moto.

Ele é quem detém uma informação importante para passar para o infrator. Por isso, fique de olho no flanelinha. Moto estacionada por um longo tempo pode determirar uma rotina que é seguida pela vítima, normalmente os infratores possuem essas informações para praticar os roubos.

Moto estacionada por curto período:

Os infratores geralmente agem em 2, sendo que 1 desses irá seguir seus passos e com celular poderá dar cobertura ao outro que ficou para levar a moto embora. Portanto, nada de estacionar em local mal iluminado ou com pouca movimentação.

Quando estiver junto com a moto:

1) Não pare para conversar com seus amigos na rua, enquanto fica em cima da moto, ou próximo dela, mesmo que isso seja na rua da sua casa. O infrator sempre chega de surpresa para te render. Nunca fique perto da moto se não estiver rodando com ela.
2) Quando estiver rodando, ande sempre em velocidade compatível com o trânsito e tenha em mente o seu destino e o caminho que vai fazer para chegar lá, procurando fazer o caminho rápido.
3) Pilote atento ao trânsito. Alguns casos de roubo acontecem quando um carro fecha você, te derrubando ou obrigando-o a parar.
4) Quando estiver chegando a casa, ou saindo, sempre observe o movimento da sua rua. Se observar alguém suspeito, te observando, passe reto e não pare em casa. Passe reto e vá para um lugar seguro para ligar para a polícia.

Procure instalar mecanismos de bloqueio (travas eletricas, mecânicas e alarmes) para dificultar a ação dos infratores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/*Plugin do Facebook*/